quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UM PARQUE MARCADO PELO COLORIDO DAS BORBOLETAS

UM PARQUE MARCADO PELO COLORIDO DAS BORBOLETAS

Parque Mata das Borboletas é local de descanso e lazer de moradores da região do bairro Sion e espaço para o estudo das crianças da programa Escola Integrada

Além dos belos insetos que dão nome ao parque, moradores da região do bairro Sion se acostumaram também com a presença constante de estudantes da escola integrada no Parque Mata das Borboletas (rua Assunção, 650, bairro Sion). De manhã e durante as tardes, os alunos da Escola Municipal Benjamin Jacob (rua Venezuela, 64, Sion) realizam atividades moni­toradas como artesanato e brincadeiras no local, aproveitando a área verde.
“Gostamos das árvores, do balanço e das brincadeiras. Já vimos as borboletas que ficam mais ali atrás. É lindo!”, disseram as alunas Stella Barros Moreira, de 12 anos, e Natalie Gabrielle Santos de Oliveira, de 11. Integrantes da turma Tulipa, que tem, aproximadamente, 25 alunos do 5º e do 6º anos do ensino fundamental, Stella e Natalie vão ao parque todos os dias, das 13h às 15h30, e fazem atividades como aulas de capoeira, dança, música e artesanato. Um dos monitores da escola, Douglas Dias, explica as vantagens da prática dos exercícios no parque. “É um espaço bacana, com verde e ar puro, ideal para as atividades”, comenta.
O parque tem brinquedos como balanço e mesas de xadrez, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação. Implantado em 1995, ocupa uma área de aproximadamente 35.500 m2, espaço em que as águas da chuva abastecem o lençol subterrâneo de água (lençol freático). Duas nascentes que abastecem a bacia do córrego Acaba Mundo, afluente do Ribeirão Arrudas, e um pequeno lago artificial também fazem parte do local.
Fonte de alimento e abrigo para a fauna silvestre, o parque fica na encosta da Serra do Curral e tem vegetação predominantemente do Cerrado. Plantas como ingá, pau-soléio, cambratá, sucu­pira, cedro, aroeira, ipê e bambu de listra fazem parte da vegetação, que é contínua e corresponde a mais de 80% da área total. Mamíferos como gambás e preás e aves como sabiás, tzius, garrinchas, almas-de-gatos, sebinhos, bem-te-vis, andorinhas, bicos de lacres e marias preta podem ser vistas no local.

Serviço
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
Endereço: rua Assunção, 650, bairro Sion.

Nenhum comentário: