quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UFMG decide cancelar sistema de bônus e adotar nova Lei de Cotas

UFMG decide cancelar sistema de bônus e adotar nova Lei de Cotas
17/10/2012 17h14
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
MÁBILA SOARES/LITZA MATTOS
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
A
A
Nesta quarta-feira (17), dois dias após a publicação da Lei de Cotas, assinada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial da União (DOU), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se reuniu com membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e, por unanimidade, votou pelo fim do bônus adotado pela instituição há quatro anos. Sendo assim, a Lei de Cotas já será usada no próximo vestibular, que acontece no mês que vem.
De acordo com a UFMG, 12,5% das vagas serão destinadas a candidatos que estudaram em escola pública ou que se autodeclaram pardos, negros ou índios. Conforme dados divulgados pela instituição nesta quarta, 60 mil pessoas já se inscreveram no vestibular. Para que seja cumprida a nova publicação, as pessoas que ainda não definiram a raça serão convocadas pela internet.
Mesmo com a nova lei, foram mantidas as datas do Enem, sendo que a primeira etapa ocorre nos dias 3 e 4 de novembro e a segunda de 13 a 20 de janeiro do ano que vem.
Entenda a mudança
As instituições federais de ensino superior têm 30 dias para iniciar a implementação. Segundo a norma, as instituições terão que garantir 50% das vagas, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica. A lei estabelece que 12,5% das vagas de cada curso e turno deverão ser reservadas aos cotistas já nos processos seletivos para ingressantes em 2013. Em entrevista ao programa radiofônico "Café com a Presidenta", Dilma Rousseff disse a que a Lei das Cotas saldará uma "dívida histórica do Brasil".

Nenhum comentário: