terça-feira, 22 de maio de 2012

ATENÇÃO VESTIBULANDOS. MARCAO CAVALCANTEUFMG divulga data para inscrições no Vestibular 2013



ATENÇÃO VESTIBULANDOS. MARCAO CAVALCANTEUFMG divulga data para inscrições no Vestibular 2013

UFMG divulga data para inscrições no Vestibular 2013No início do mês a UFMG divulgou que mudaria o cálculo de bônus para o processo seletivo

Publicação: 22/05/2012 17:56 Atualização: 22/05/2012 18:22
Candidatos ao Vestibular 2013 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderão fazer as inscrições entre os dias 13 de agosto e 10 de setembro no valor de R$100. O edital do vestibular foi divulgado nesta terça-feira, no site da Comissão Permanente do vestibular (Copeve).

Como acontece desde 2009, os estudantes que fizerem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada em 3 e 4 de novembro de 2012, poderão utilizar a nota para substituir a primeira etapa da UFMG. O Ministério da Educação ainda não divulgou a data de inscrição para o Enem.

Bônus

No início do mês, a UFMG divulgou que mudaria o cálculo de bônus para o processo seletivo. A forma do polinômio, utilizada para transposição das notas do Enem no vestibular, foi substituída e o novo cálculo será utilizado a partir do Vestibular 2013.

O novo cálculo altera os valores dos bônus na primeira etapa para alunos provenientes de escolas públicas, negros e pardos. O benefício de 10% concedido sobre a nota final de estudantes que cursaram os sete últimos anos no ensino público passa a ser de 5%, enquanto os 15% a que alunos de escolas públicas e afrodescendentes têm direito serão reduzidos para 7,5%. Os valores, no entanto, serão os mesmos na segunda etapa (10% e 15%).

Apesar de haver corte de 50% nos índices do bônus, as mudanças não alteram o total de alunos bonista que ingressam na UFMG, que gira em torno de um terço do universo total de alunos.

Como fazer o cálculo da nota

As notas da primeira etapa serão computadas em um total de 100 pontos, divididos entre as quatro provas do Enem. Então será feito um cálculo individual para cada prova, que valerá 25 pontos. “A nota do aluno na UFMG será igual à nota que ele tirou no Enem dividida sobre o máximo daquela área e multiplicado por 25”, explica coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Vera Resende. Ela dá como exemplo a nota de um candidato que tenha tirado 800 pontos em linguagem. “Suponha que 800 seja a nota máxima. Então divide-se a nota do aluno (800) pela nota máxima (800), que é igual a um. Depois multiplica por 25 que é o valor de cada prova. O resultado é 25. O mesmo deve ser feito com matemática, humanas e natureza”. Somando as quatro áreas, ele saberá quanto conseguiu dentro do total de 100 pontos.

Nenhum comentário: