“No próximo mês, Belo Horizonte vai respirar teatro”, afirmou a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaïs Velloso Cougo Pimentel. Próximo de completar 20 anos, o longevo festival já se tornou, segundo ela, patrimônio imaterial da cidade. Neste ano, a boa notícia é a descentralização do FIT, que promete espetáculos por toda a cidade, com apresentações que abrangem também os Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura. “Desta vez as pessoas poderão ver os espetáculos perto de suas casas”, afirmou Thaïs Pimentel.
O coordenador geral do FIT, Rodrigo Barroso, falou sobre as atividades que acontecerão paralelamente ao FIT, como o Ponto de Encontro, cujas apresentações artísticas foram selecionadas recentemente pelo edital Movimentos Urbanos, e o Cine FIT, que terá produções ainda inéditas na cidade relacionadas às artes cênicas. A revista FIT está de volta e, em sua quarta edição, faz uma homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues. Algumas novidades deste ano são a TV FIT, que irá transmitir rodas de conversa pela internet em tempo real e a Virada Teatral, com 24 horas de apresentações teatrais. O Festival ainda contará com atividades especiais, como seminários e oficinas abertas ao grande público.
“Se antes as pessoas tinham a curiosidade de ver o que o outro estava fazendo, agora elas têm a oportunidade de fazer com o outro”, observou o curador Marcelo Bones, explicando o conceito da 11ª edição do FIT. O Festival trabalha com a ideia de fronteira, seja no que diz respeito às fronteiras da cidade, seja no que se refere às fronteiras entre o teatro e as demais artes.
Sobre o FIT
O Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e se consolidou como um dos mais importantes festivais realizados na capital mineira, com amplo e crescente acolhimento de seus moradores. Ao longo de sua história, o FIT trouxe a Belo Horizonte grupos artísticos de 38 diferentes países, sempre mantendo sua tradição de reforçar e destacar o teatro de rua.
Conheça, abaixo, a lista completa dos grupos e espetáculos teatrais que fazem parte da grade de programação:
Espetáculos internacionais (dezenove):
Palco
Quiet (Arkadi Zaides Company) – Israel
Los Hijos se han dormido (Companhia Daniel Veronese) – Argentina
Abito (Fondazione Pontedera Teatro) – Itália
Voyageurs Immobiles (Compagnie Philippe Genty) – França
Translunar Paradise (Theatre Ad Infinitum) – Inglaterra
Tercer Cuerpo (Timbre 4) – Argentina
Golgota Picnic (La Carniceria Teatro/Teatre Garonne) – Espanha/França
Um, Nenhum e Cem mil (Cacá Carvalho) – Brasil/Itália
Rua
Time Out (Antagon) – Alemanha
Oxlajuj B’Aqtun (Centro Cultural Sotz'il Jay) – Guatemala
Lisboa (Fondazione Pontedera Teatro) – Itália
Dominio Publico (Roger Bernat/FFF) – Espanha
Espaços alternativos
El Ultimo Ensayo (Yuyachkani) – Peru
Sin Título, Técnica Mixta (Yuyachkani) – Peru
Transfiguration (Olivier de Sagazan) – França
Villa + Discurso (Teatro Playa) – Chile
El Autor Intelectual (La Maldita Vanidad) - Colômbia
Los Autores Materiales (La Maldita Vanidad) – Colômbia
The Theater (Farm in The Cave) – República Checa
Espetáculos nacionais (doze):
Palco
Eclipse (Grupo Galpão) – Belo Horizonte
Estamira (Beatriz Sayad/Dani Barros) – Rio de Janeiro
Depois do Filme (Aderbal Freire Filho) – Rio de Janeiro
Mistero Buffo (Grupo La Mínima) – São Paulo
Rua
Romeu e Julieta (Grupo Galpão) – Belo Horizonte
A Farsa do Advogado Pathelin (Rosa dos Ventos) – Presidente Prudente
Por que a gente não é assim? Ou por que a gente é assado? (Grupo Bagaceira) – Fortaleza
Sua Incelença, Ricardo III (Clowns de Shakespeare) - Natal
Miséria – Servidor de Dois Estancieiros (Oigalê) – Porto Alegre
Espaços alternativos
Ópera dos vivos (Cia. do Latão) – São Paulo
Bença (Bando de Teatro Olodum) – Salvador
O Idiota (Mundana Cia. de Teatro) – São Paulo
Espetáculos locais (dez)
Palco
Antes do Silêncio (Eid Ribeiro)
Nesta data querida (Cia. Luna Lunera)
Sobre dinossauros, galinhas e dragões (Primeira Campainha)
A mulher sem pecado (Cia. Arlecchino de Teatro)
Dressur + Play it Again (Grupo Oficcina Multimédia/Grupo de Percussão da UFMG)
Nesta data querida (Cia. Luna Lunera)
Sobre dinossauros, galinhas e dragões (Primeira Campainha)
A mulher sem pecado (Cia. Arlecchino de Teatro)
Dressur + Play it Again (Grupo Oficcina Multimédia/Grupo de Percussão da UFMG)
Rua
Ressonâncias (Quik Cia de Dança)
Naquele bairro encantado (Grupo Teatro Público)
Palhaços á vista (Cia. Circunstância)
Espaços Alternativos
Medeiazonamorta (Grupo Teatro Invertido)
A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos (Mayombe Grupo de Teatro)
Saiba mais: www.fitbh.com.br
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