Está disponível no Observatório do Cinema e do Audiovisual - OCA o Informe Anual da Superintendência de Acompanhamento de Mercado - SAM sobre Distribuição, relativo a 2011.
O informe traz gráficos e tabelas sobre a evolução do mercado
brasileiro, revelando um forte crescimento. Entre 2009 e 2011, o número
de ingressos vendidos no ano nas salas passou de 112 milhões para quase
144 milhões, um salto de 28%. Também são apresentados números
consolidados sobre público e bilheteria de lançamentos nacionais e
internacionais, o desempenho das distribuidoras nacionais e
estrangeiras, o número de títulos lançados por país de origem, e o total
de ingressos vendidos por semana, em 2011.
Nesse mercado aquecido, destaca-se o desempenho cada vez mais
significativo das distribuidoras nacionais. Entre 2009 e 2011, as
distribuidoras estrangeiras apresentaram um aumento de 21% no número de
ingressos vendidos, enquanto as nacionais passaram de 26 milhões para
quase 40 milhões de ingressos anuais, representando um crescimento
superior a 50% no mesmo período. A evolução das distribuidoras nacionais
é ainda mais marcante quando se consideram apenas os filmes
brasileiros: sua participação na venda de ingressos para filmes
nacionais dobrou, passando de 35% do total em 2009 para 60% em 2010, e
70% em 2011.
Esse crescimento pode ser atribuído ao impacto do Fundo Setorial do Audiovisual no segmento de distribuição, fortalecendo as empresas nacionais e estimulando a distribuição dos filmes brasileiros: a Linha C do FSA,
voltada à aquisição de direitos de distribuição de longas‐metragens de
produção independente, contou em 2011 com recursos de R$ 25 milhões.
Outro mecanismo importante de fomento às distribuidoras nacionais é o Prêmio Adicional de Renda - PAR, que em 2011 destinou R$ 2.178.269,10 para a distribuição.
Como esclarece o Informe Anual, a consolidação das distribuidoras
nacionais é um fator fundamental para o desenvolvimento da cadeia
produtiva do audiovisual no Brasil, por constituírem o elo de ligação
entre os produtores e os diferentes meios de exibição dos produtos
audiovisuais. A maioria das distribuidoras nacionais trabalha tanto com
títulos de origem estrangeira (em 2011 foram distribuídos filmes de 25
países, além dos Estados Unidos) quanto nacionais. O resultado dessas
empresas depende tanto da distribuição de filmes brasileiros com boa
bilheteria quanto da aquisição de títulos de sucesso no exterior,
principalmente de filmes americanos cujos direitos de distribuição
internacional não pertençam às majors. Algumas distribuidoras nacionais
trabalham exclusivamente com filmes brasileiros, e nesse caso a
aquisição de títulos com boas perspectivas de sucesso comercial é um
fator de vital importância. O crescimento da participação de mercado e
da atividade das distribuidoras brasileiras tem permitido um
planejamento de mais longo prazo para a ocupação do mercado de cinema
nacional pelo filme brasileiro.
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