quinta-feira, 28 de junho de 2012

Carro do Google Street View é flagrado em faixa exclusiva de ônibus


Carro do Google Street View é flagrado em faixa exclusiva de ônibusHá aproximadamente 80 carros do serviço sendo utilizados para fotografar as vias de todo o país

Fernando Braga - Correio Braziliense
Publicação: 27/06/2012 19:55 Atualização: 27/06/2012 20:13
Carro do Google Street View flagrado em infração de trânsito no DF (Reprodução/ CB/ Blog Digital)
Carro do Google Street View flagrado em infração de trânsito no DF
Acostumado a surpreender pessoas em situações inusitadas no meio da rua, o carro do Google Street View, responsável por fotografar as vias de cidades e disponibilizá-las em mapas interativos na internet, acabou sendo flagrado na tarde desta quarta-feira utilizando irregularmente a faixa exclusiva de ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), em Brasília-DF.


A infração ocorreu por volta das 17h15 no sentido Taguatinga - Plano Piloto, próximo a casa do governador. Dirigindo acima da velocidade limite da via, que é de 80km/h, o veículo, uma Chevrolet Captiva caracterizada com os adesivos da empresa de internet, não respeitou o corredor exclusivo para tráfego de coletivos e táxis e usou a faixa para utlrapassar outros carros que trafegavam na via. 

Os carros do Google Street View estão na cidade desde agosto de 2011, capturando fotos das ruas da capital para disponibilizá-las no serviço on-line da empresa. De acordo com a companhia, os veículos utilizados são guiados por motoristas contratados de uma empresa terceirizada e que são instruídos a obedecer todas as regras de trânsito. Segundo a assessoria do Google, não é necessário que o carro trafegue em uma velocidade lenta para conseguir realizar a captura das imagens. "A cada 10 metros percorridos, a câmera instalada em cima do veículo consegue fotografar 15 imagens em 360 graus, não importando se o carro está a 40km/h ou 80km/h", explicou a assessoria. 

Ainda de acordo com a empresa, há aproximadamente 80 carros do serviço sendo utilizados para fotografar as vias de todo o país. A companhia não soube precisar, no entanto, a quantidade de carros dedicada para realizar o mapeamento apenas de Brasília.

Nenhum comentário: