quarta-feira, 27 de junho de 2012

9º Festival Internacional de Cinema Feminino bate recorde de inscrições


A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA, que acontece de 3 a 8 de julho na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, recebeu mais de 800 inscritos, de 61 países, selecionando 90 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens de 24 países, dedicados a produções cinematográficas dirigidas por mulheres e/ou com temática feminina.

Em 2012, a homenageada será Zezé Motta, atriz consagrada por interpretar a personagem principal do filme “Xica da Silva”, que será exibido no evento.

Além das mostras competitivas Internacional e Nacional, o festival também apresenta as sessões especiais divididas em Programa Infantil (com curtas-metragens de animação e ficção para o público infanto-juveni), sessão Masculino-Feminino (com filmes dirigidos por homens com temática feminina), sessão Dividindo a Conta (com filmes co-dirigidos por homens e mulheres), Programa Experimental (com filmes experimentais dirigidos por mulheres), sessão Eu Gosto é de Mulher (com filmes dirigidos por mulheres com temática lésbica) e Programa Especial (com filmes que se aproximam do Femina através da linguagem, temática ou gênero).

A competição das mostras será avaliada durante a semana do evento. Todos os filmes participantes foram realizados a partir de 2010. Entre os jurados está a atriz Simone Spoladore que participará do Júri Internacional. Os júris vão premiar os filmes nas categorias: Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor direção e Melhor destaque feminino.

O festival promove ainda o seminário FEMINA, de 5 a 7 de julho, com participação de diretoras e estudiosos, debatendo com o público temas como identidade, sexualidade e gênero. As inscrições poderão ser feitas através do site do evento. A entrada é gratuita.

Mais informações na página oficial do FEMINA.

Fonte: ANCINE

Nenhum comentário: