domingo, 24 de junho de 2012

Festival Natura Musical reúne vários artistas em três palcos de BH


Festival Natura Musical reúne vários artistas em três palcos de BH

Aprsentações serão neste domingo, nas praças JK e Duque de Caxias e no Estacionamento do Expominas


Ailton Magioli - EM Cultura
Divulgação
Gilberto Gil se apresenta no Expominas e terá convidados
 
Prática comum no show business nacional, a apresentação de artista local recebendo convidado de fora para dividir o palco vai predominar durante o Festival Natura Musical, promovido domingo em três espaços de Belo Horizonte. De Santa Tereza (Praça Duque de Caxias) à Gameleira (Estacionamento do Expominas), passando pelo Mangabeiras (Praça JK), não faltarão atrações de peso. Realizado entre 10h às 19h, o evento envolverá nada menos que 30 artistas. 

Entre os destaques, Gilberto Gil e os rappers Criolo e Flávio Renegado, que praticamente sairão direto de BH para Londres, onde se apresentarão no Back2Black, festival brasileiro de música negra que integra programação paralela das Olimpíadas 2012.

Recebendo o rapper paulistano Emicida em BH, o mineiro Flávio Renegado diz que o público pode esperar por surpresa neste “encontro inusitado”. “Emicida é um dos grandes da nova cena rapper. Ele vem dominando as redes sociais com novo formato de carreira independente”, reconhece Renegad.

A oportunidade de o público conferir encontros inéditos é grande. Tom Zé e Mallu Magalhães, por exemplo, acabam de gravar juntos em disco ainda inédito do primeiro. “Vamos dar uma cancha de O motoboy e Maria Clara”, anuncia Tom Zé, admitindo que a presença da jovem cantora em estúdio fez com que ele compusesse quatro músicas inéditas, inclusive esta que gravaram no disco. 

Voz de Alá “Além dessa, vamos cantar Cena, de autoria da Mallu”, acrescenta o cantor e compositor baiano, que vem acompanhado de sua banda, enquanto Mallu terá a dela. Para Tom Zé, como intérprete Mallu Magalhães tem o que os orientais chamam de “a voz de Alá, o deus na garganta”. “Ela tem esse ser superior na garganta. A qualquer hora e diante de qualquer coisa que cante, nos vemos diante de um mistério, que faz lembrar um paraíso e a unidade total das consciências”, afirma.
 
Divulgação
Thiago Delegado vai convidar Yamandu Costa para dividir o palco na Praça JK, Mangabeiras
 
Convidado de Thiago Delegado, o gaúcho Yamandu Costa comemora a oportunidade de tocar pela primeira vez com o jovem violonista mineiro. “Já vi Thiago tocando em BH. É um ótimo violonista e um bom compositor, um menino extremamente dedicado à música brasileira”, elogia o companheiro de instrumento. Antigo companheiro de palco de Yamandu, o bandolinista Hamilton de Holanda também participará do encontro. “Eu e Hamilton somos mais do que amigos. Somos irmãos em pensamento e atitude. De alguma maneira, representamos essa geração que retoma o lado mais regionalista na música brasileira”, orgulha-se Yamandu.

Representante da nova geração do violão mineiro, Thiago Delegado diz ser uma grande honra e um presente poder dividir o palco com os dois. “Yamandu e Hamilton são os primeiros nomes que nos vem à mente quando se falar em música instrumental contemporânea brasileira”, reconhece o jovem violonista, que vai aproveitar o festival para estrear formação nova: Cristiano Caldas (piano), Aloísio Horta (baixo) e Ricardo Acácio (pandeiro). Gravado em trio, no palco o novo disco de Thiago vai ganhar vida em quarteto.

Clima festivo  Pela primeira vez na cidade com show de lançamento do CD De pés no chão, a baiana (radicada em São Paulo) Marcia Castro, acompanhada de superbanda, promete reverenciar repertório mais animado, em clima festivo. “O disco já tem essa natureza mais alegre”, avalia a jovem intérprete, cujo trabalho de clima das décadas de 1960 e 70 tem conquistado cada dia mais fãs. Ela afirma que, apesar de temos a cultura de grandes festivais no Brasil, a estrutura para eventos do gênero ainda está sendo construída. 

“Talvez o Natura Musical seja o festival pop mais estruturado”, aposta a cantora. “Somos um país de dimensões continentais, o que dificulta a circulação do trabalho”, reconhece Marcia, que, além da releitura de Preta, pretinha, de Moraes Moreira e Luiz Galvão, cantará Logradouro, de Kleber Albuquerque e Rafael Altério – as duas do repertório do disco que está lançando.

De olho no público mineiro, Márcia acredita que BH mantém forte conexão com a Bahia. “Quero voltar à cidade no segundo semestre”, diz. Ela estreou na cidade em 2010, no festival Conexão Vivo, ao lado de Lucas Santanna e Moraes Moreira. Acompanham Marcia os músicos Guilherme Kastrupe (bateria e MPC), Magno Vitor (baixo), Rovilson Pascoal (guitarra, violão, cavaco e direção musical), Ricardo Prado (teclado, acordeom e guitarra), Sidmar Vieira (trompete), Denilson Martins (sax barítono) e Douglas (trombone).
 
Leve o Ingresso 
 
Para assistir aos shows nos palcos do estacionamento do Expominas e na Praça JK, será necessário retirar antecipadamente os ingressos gratuitos. Para a Praça Duque de Caxias não serão necessárias entradas, o acesso é livre. 
A distribuição começou na segunda-feira, pelo site do festival. Na quarta-feira teve início a distribuição presencial. Ao todo são 40 mil bilhetes, sendo no máximo dois por CPF. Crianças menores de 12 anos não precisam de bilhetes, desde que acompanhadas dos pais ou responsáveis devidamente documentados. 
 
A retirada de ingressos para os shows do Expominas e Praça JK será realizada no posto da Belotur no Mercado das Flores (Parque Municipal, Avenida Afonso Pena, 1.055, Centro), das 9h às 17h30; posto da Belotur no Funcionários (Rua Pernambuco, 282 esquina com Aimorés), das 9h às 17h30; e Sabor Express (Av. Bandeirantes, 20 loja 2, Sion, próxima à Praça Alasca), das 9h às 20h. Na entrada do evento será necessária apresentação do ingresso com documento de identificação. 

• É aconselhável conferir a disponibilidade de ingressos no site
 
O que ver 
 
Santa Tereza, Praça Duque de Caxias

10h – Catibiribão (MG)
11h30 – Jazz Mineiro Orquestra (MG) convida Naná Vasconcelos (PE)
14h – Graveola e o Lixo Polifônico (MG)
15h15 – Otto (PE)
16h45 – Tom Zé (BA) convida Mallu Magalhães (SP)
 
Mangabeiras, Praça JK

11h – Flautistas da Proarte (RJ)
14h – Thiago Delegado (MG) convida Yamandu Costa (RS) e Hamilton de Holanda (RJ) 
15h30 – Marcia Castro (BA)
17h – Vander Lee (MG)
18h30 – Roberta Sá (RJ)

Gameleira, Estacionamento do Expominas

14h – Neném (MG) convida Teresa Cristina (RJ)
15h30 – Flávio Renegado (MG) convida Emicida (SP)
17h – Seu Jorge (RJ) convida Criolo (SP)
19h – Gilberto Gil (BA) e convidados 

Nenhum comentário: