quinta-feira, 29 de março de 2012

Edital para começo das obras do metrô de BH deve ser lançado no começo do próximo mês Em reunião nesta quarta-feira, representantes das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e do governo do estado anunciaram que contratação de serviços de topografia

Edital para começo das obras do metrô de BH deve ser lançado no começo do próximo mês Em reunião nesta quarta-feira, representantes das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e do governo do estado anunciaram que contratação de serviços de topografia
Publicação: 29/03/2012 16:10 Atualização: 29/03/2012 16:53
No começo de Abril deve ser lançado o edital para topografia e sondagem dos terrenos  (Euler Junior/EM/D.A Press)
No começo de Abril deve ser lançado o edital para topografia e sondagem dos terrenos


As obras de expansão do metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem ter o primeiro ato concreto no início do mês de Abril. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na sede da Trem Metropolitano S.A (Metrominas) – empresa responsável por gerenciar a expansão do metrô -, com a presença de representantes das prefeituras de Contagem e Belo Horizonte e do governo do estado, ficou aprovada a contratação de serviços de topografia e sondagem do solo. O serviço será executado para todos os trechos das obras de expansão da linha do metrô. A previsão inicial é de que as obras comecem em 90 dias, a partir da data de publicação do edital.
De acordo com a Prefeitura de Contagem, o projeto prevê a construção de um terminal que integre o transporte de ônibus e do metrô, além de nova estação de metrô no Bairro Novo Eldorado. Segundo o presidente da Transcon, Hérmiton Quirino, esse é o primeiro o pontapé inicial para o começo das obras. “Esse é, nos últimos vinte anos, o primeiro passo concreto para a expansão do Metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte", disse.

No mês passado, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou que estudos geológicos estavam sendo feitos para a construção da linha três (Lagoinha-Savassi), na Avenida Afonso Pena, Região Centro-Sul da capital. Na ocasião, ele anunciou que a avenida terá três das cinco estações, sendo uma próxima aos Palácio das Artes, outra na Praça Sete e a terceira na Praça Rio Branco (da Rodoviária).

O Ministério das Cidades deve publicar no próximo dia 31 a lista de propostas selecionadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A expectativa é de que as obras de ampliação do metrô da capital esteja entre as contempladas com a liberação dos recursos. Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 3,16 bilhões do Orçamento da União para a ampliação do metrô. Em discurso na sede da PBH, Dilma afirmou que os recursos fazem parte do pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do governo federal. O dinheiro será empregado na ampliação da linha 1 e na construção das linhas 2 e 3.

Nenhum comentário: