sábado, 24 de março de 2012

PARABENS NOVAMENTE MP. Promotoria aciona Justiça para IML de BH regularizar destino de resíduos de perícia médica

Promotoria aciona Justiça para IML de BH regularizar destino de resíduos de perícia médica
Publicação: 24/03/2012 10:09 Atualização: 24/03/2012 10:15
O Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte tem 180 dias para regularizar o destino de resíduos de perícia e suspender o despejo em cursos d'água e em redes de esgoto da capital. A recomendação faz parte de uma ação civil pública da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), em caso de descumprimento da decisão, o IML terá que pagar uma multa diária de R$ 10 mil.

O autor da ação, promotor Evaristo Soares Moreira Júnior, explicou que o IML aprovou o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Porém, o projeto ainda não foi colocado em prática. Evaristo Júnior afirmou também que o órgão descumpriu o termo de compromisso firmado com a Copasa, que trata da destinação dos resíduos de perícia, o que afeta o meio ambiente e põe em risco a saúde da população.

"As obras realizadas para melhorias estruturais no IML foram ínfimas, tornando inviável a emissão de parecer favorável dos órgãos competentes para o funcionamento do Instituto", revela o promotor.

O MPE (MPE) apurou ainda que a empresa contratada pelo IML para prestação de serviços de coleta, transporte, tratamento por incineração e destinação final dos resíduos sólidos não exerce mais essas atividades.
 
 
PARABENS NOVAMENTE MP.
MARCO MARCAO CAVALCANTE

Nenhum comentário: