quinta-feira, 22 de março de 2012

PARABENS AO TRE MG, IMPORTANTE PROCESSO DE FISCALIZACAO..Eleitor pode denunciar candidatos por propaganda irregular

PARABENS AO TRE MG, IMPORTANTE PROCESSO DE FISCALIZACAO.
MARCO MARCAO CAVALCANTE

Eleitor pode denunciar candidatos por propaganda irregular
Publicação: 22/03/2012 07:14Atualização: 22/03/2012 08:17
Eleitores de Minas já podem fazer na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) denúncias de propaganda eleitoral irregular. A maior preocupação da Justiça Eleitoral neste momento são as propagandas extemporâneas, ou seja, as que ocorrem antes de 6 de julho. “Por meio da denúncia on-line o eleitor preenche um formulário e sua identidade permanece preservada”, disse o assistente de apoio à propaganda eleitoral, Diogo Cruvinel, ressaltando que o sistema não aceita denúncias anônimas.
A denúncia é enviada automaticamente para o cartório responsável pela região onde há suspeita de irregularidade. Com ela em mãos, um servidor vai até o local para averiguar sua procedência. Em caso afirmativo, o candidato é notificado e tem que retirar ou regularizar a propaganda em 48 horas. A multa para os candidatos que colam propagandas em locais proibidos varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Em caso de reincidência, a propaganda irregular pode levar à cassação do diploma.

No pleito de 2010, quando o sistema de denúncia na internet foi experimentado, abrangendo todo o estado, o serviço registrou 2,6 mil acusações. As queixas mais recorrentes se referiram a cavaletes, cartazes, carros de som e placas irregulares.

Nenhum comentário: