terça-feira, 27 de março de 2012

Fhemig alerta sobre os cuidados com picadas de escorpião. É preciso buscar atendimento rápido, pois o veneno pode ser fatal, principalmente em crianças . PODEMOS CONCLUIR QUE A FALTA DE ANIMAIS COMO GALINHA E SAPOS, O AMONTOAR DE MATERIAIS INUTILIZAVEIS E A FALTA DE CUIDADO DA PESSOA E / OU DAS PREFEITURAS ( PELA FALTA DE MANUTENCAO E TRBALHO INFORMATIVO JUNTO AOS MORADORES). TENDEM A AUMENTAR OS CASOS DE PICADA DE ESCORPIAO. VAMOS TER CUIDADO E DIVULGAR.


PODEMOS CONCLUIR QUE A FALTA DE ANIMAIS COMO GALINHA,SAPOS E DEMAIS PREDADORES NATURAIS DO ESCORPIAO, O AMONTOAR DE MATERIAIS INUTILIZAVEIS E A FALTA DE CUIDADO DA PESSOA E / OU DAS PREFEITURAS ( PELA FALTA DE MANUTENCAO E TRABALHO INFORMATIVO JUNTO AOS MORADORES). TENDEM A AUMENTAR OS CASOS DE PICADA DE ESCORPIAO. VAMOS TER CUIDADO E DIVULGAR.


 
MARCO MARCAO CAVALCANTE.



Fhemig alerta sobre os cuidados com picadas de escorpião. É preciso buscar atendimento rápido, pois o veneno pode ser fatal, principalmente em crianças

Estado de Minas
Publicação: 27/03/2012 08:14 Atualização: 27/03/2012 08:21

No ano passado, foram registrados 1.254 atendimentos envolvendo escorpiões no João XXIII (Gleisson Mateus)
No ano passado, foram registrados 1.254 atendimentos envolvendo escorpiões no João XXIII
O Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), alerta as vítimas de picadas de escorpiões para que busquem atendimento imediato e que não percam tempo ao se dirigirem para a unidade hospitalar, pois o veneno pode ser fatal, principalmente em crianças.

No ano passado, foram registrados 1.254 atendimentos no João XXIII. Entre 2009 e 2010, houve 2.512 ocorrências envolvendo escorpiões. Referência para o tratamento de agressões por animais peçonhentos, o hospital é a única instituição que possui o soro antiescorpiônico em Belo Horizonte.

São realizados, no João XXIII, em média, 100 atendimentos mensais de vítimas de picadas de escorpião nos períodos de maior incidência de casos, os meses de setembro e outubro. Embora este número caia para 60 nos demais meses, é preocupante a frequência com que acontecem, a cada ano, acidentes envolvendo escorpiões.

Cuidados

O escorpião deve ser combatido com a manutenção de ambientes limpos e com a eliminação de entulhos, pedras e madeiras. As pessoas devem ter atenção e sempre procurar balançar roupas e toalhas antes de serem usadas. O mesmo cuidado deve ser tomado com os calçados.

Predadores

As galinhas e os sapos são predadores naturais dos escorpiões. Enquanto as galinhas têm hábitos diurnos, os sapos, assim como os escorpiões, são animais noturnos e são mais eficazes para eliminar esses aracnídeos, uma vez que são capazes de comer vários.

Ao manusear entulhos e lixos ou limpar terrenos e esgotos, a pessoa deve, obrigatoriamente, proteger-se com luvas e botas. É aconselhável, inclusive, ter galinhas por perto para que elas comam o animal peçonhento. Também são inimigos naturais diversas espécies de aranhas, pássaros, lagartos, corujas, seriemas e macacos.

Nenhum comentário: