quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Belo Horizonte acolhe equipe olímpica britânica

Belo Horizonte acolhe equipe olímpica britânica
Publicado em 16/10/2013 19:22:16



As relações entre a capital mineira e os países da Grã-Bretanha, no campo esportivo, ficam mais próximas a partir de agora. Belo Horizonte – cidade coanfitriã dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 – foi escolhida pelos britânicos para hospedar suas seleções olímpicas durante a preparação e a realização dos Jogos no Rio de Janeiro. Por meio de um protocolo de intenções assinado ontem na sede do Minas Tênis Clube, o município e o estado formalizaram parceria com a British Olympic Association (BOA), que garante, além da estadia dos atletas visando à preparação para a competição, a criação de um programa de intercâmbio de experiências e conhecimentos culturais nas áreas de ciência do esporte e medicina, educação e treinamento, marketing, mídia e comércio.

O prefeito Marcio Lacerda e o governador Antonio Anastasia assinaram o protocolo que prevê apoio institucional para a formação de um grupo de trabalho constituído por representantes das administrações estadual e municipal e dos centros de treinamento, para assessorar a BOA e ajudar a definir formas de cooperação e troca de conhecimento. “Depois de organizar uma olimpíada de muito sucesso em Londres, escolher Belo Horizonte para aclimatar seus atletas significa que realmente oferecemos condições de primeiro nível”, ressaltou Marcio Lacerda. O prefeito ainda citou que a experiência com a Copa das Confederações demonstra o preparo da capital mineira na área de segurança. Antonio Anastasia também manifestou satisfação pelo legado que deverá ser deixado. “É o primeiro comitê olímpico que escolhe o local para seus preparativos. Essa escolha é um passo muito importante que sinaliza as potencialidades que temos em nosso estado, e também na capital”, frisou o governador.

Tradicional clube da capital, o Minas Tênis Clube teve suas instalações contratadas para acolher os atletas britânicos, que também utilizarão o Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de preparação e durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O acordo contempla ainda o uso de instalações desportivas em Santa Luzia. A delegação que se instalará em Minas durante 45 dias será composta por cerca de 400 atletas das seleções de vôlei, basquete, remo, canoagem, ginástica artística, ginástica de trampolim, judô e waterpolo.

Peculiaridades de BH foram fundamentais na escolha. Fatores como clima, localização privilegiada e infraestrutura foram decisivos. Presidente da BOA, Sebastian Coe, especifica as motivações que levaram a entidade a optar por Belo Horizonte. “A BOA tem a tradição de focar muito na preparação para os jogos e esse fator é relevante para a escolha do local perfeito. Por BH ter uma distância razoável do Rio, ambiente e instalações desportivas de alto nível, temos certeza de que fizemos a escolha certa”, afirmou. Ainda de acordo com Sebastian Coe, há intenção de promover o desenvolvimento e deixar um legado para a cidade. Para o presidente do Minas Tênis Clube, Sérgio Bruno Zech Coelho, a escolha de BH pelos britânicos traz estímulos que vão além da área esportiva. “Só o convívio dos atletas britânicos com os nossos esportistas já é relevante. Vemos como fundamental a realização dos intercâmbios que serão realizados”, disse.

BH, subsede olímpica

O torneio de futebol das Olimpíadas não se restringe ao Rio de Janeiro. Ao lado de São Paulo, Brasília e Salvador, Belo Horizonte assumiu a responsabilidade de sediar jogos dos campeonatos masculino e feminino, que têm calendário diferente das demais modalidades.

O maior evento esportivo do planeta será realizado pela primeira vez na América do Sul. Mais de 100 mil pessoas estarão envolvidas diretamente na organização, incluindo 70 mil voluntários. São esperados mais de 10.500 atletas de mais de 200 nações ao redor do mundo, além de milhares de profissionais de imprensa, de apoio, apaixonados pelo esporte e turistas de todos os cantos do mundo.

Nenhum comentário: