quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PROJETO MÚSICA PARA TODOS APROXIMA ESCOLA E COMUNIDADE NA REGIÃO NOROESTE

PROJETO MÚSICA PARA TODOS APROXIMA ESCOLA E COMUNIDADE NA REGIÃO NOROESTE

A Escola Municipal Maria de Rezende Costa, no Padre Eustáquio, realiza várias atividades para promover o aprendizado das artes e fortalecer os vínculos da instituição de ensino com a comunidade local. Dentro do projeto Escola Aberta, a oficina de música tem despertado o interesse cada vez maior do público. Com encontros semanais, aos sábados e domingos, o curso já conta com cerca de 20 alunos que utilizam o espaço e os instrumentos da escola – quatro teclados e cinco violões que ficam à disposição dos estudantes.
De acordo com a professora de música Débora Rodrigues, a cada encontro os estudantes desenvolvem a habilidade com os instrumentos, e isso estimula o interesse coletivo em aprimorar as técnicas. “É muito gratificante trabalhar em uma turma tão eclética, independente da idade todos querem aprender. Ver o crescimento dos alunos é uma das conquistas nesses encontros”, disse.
Uma das participantes do projeto, Isabel Eustáquio, disse que apesar de estar apenas há dois meses no grupo, já sente a transformação no seu dia a dia e destaca a paciência e o carinho da professora. “Temos uma oportunidade que não dá para expressar em palavras, a maneira com que a professora Débora ensina é de fácil entendimento, o ambiente é repleto de muito carinho e atenção, além de estarmos ocupando nosso tempo com uma atividade prazerosa,” comentou.
Segundo a diretora da escola, Maria José Baião, o Programa Escola Aberta, que existe desde 2007, visa a consolidar a unidade escolar como um espaço alternativo para o desenvolvimento com base na cultura, no esporte e no lazer. A diretora explicou ainda que as atividades são oferecidas às comunidades do entorno durante os finais de semana, consolidando uma cultura da paz e possibilitando o estreitamento das relações entre escola e comunidade. Atualmente, na Escola Maria de Rezende Costa, além da oficina de música, o programa oferece aulas de futsal, informática, manicure, pintura em tecido, fuxico, recreação e defesa pessoal.

O Programa
O Programa Escola Aberta (PEA) é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Educação e a Unesco, e consiste na abertura das escolas nos fins de semana, fundamentando-se na interlocução entre a escola e a comunidade. Os espaços escolares são utilizados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e oficinas de geração de renda e qualificação profissional. O programa prioriza a integração com a comunidade escolar, na perspectiva da educação não formal, o que contribui para o exercício pleno da cidadania, através da formação e consolidação de uma cultura de paz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3277-7235.


Nenhum comentário: