sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Restaurante Popular oferece cardápio dedicado ao combate à Osteoporose

Restaurante Popular oferece cardápio dedicado ao combate à Osteoporose
Publicado em 17/10/2013 18:19:09



O Dia Mundial de Combate à Osteoporose é comemorado em 20 de outubro e a data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), faz um alerta sobre a incidência dessa doença misteriosa, que atinge 1,6 milhão de pessoas no mundo a cada ano. Com o objetivo de esclarecer à população sobre os riscos e a prevenção da doença, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional e de sua Gerência de Coordenação dos Programas de Alimentação Popular, em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg) e a Tetra Pak, realiza na sexta-feira, dia 18, um almoço especial. A ação acontecerá no Restaurante Popular I (avenida do Contorno, 11.484, Centro), das 10h30 às 14h, quando as pessoas poderão provar um cardápio diferenciado, rico em produtos lácteos, que são a principal fonte de cálcio, necessário para a prevenção da osteoporose. A refeição custa R$ 2.
Segundo os organizadores do evento, todos os detalhes foram pensados com o intuito de informar os frequentadores do restaurante, mostrando a eles que a alimentação é uma forma de prevenção. “Queremos oferecer uma experiência marcante para que as pessoas possam incorporar boas práticas em suas vidas e contribuir para a redução das estatísticas da doença”, afirma Guilherme Olinto Resende, presidente do Silemg.
Para surpreender o público, o prato do dia foi desenvolvido pela equipe de nutrição do Restaurante Popular, em parceria com o renomado chef Felipe Rameh, do restaurante Trindade – A Cozinha do Brasil, e ganhou um toque gourmet. Frango ao molho branco, legumes sauté na manteiga de limão, com castanha e queijo, e arroz doce com doce de leite são alguns dos pratos preparados.
Estatísticas
No Brasil, as estatísticas relacionadas à doença são alarmantes. Cerca de 10 milhões de pessoas (a maioria mulheres acima de 50 anos) sofrem da doença e, aproximadamente, 2,4 milhões de fraturas, decorrentes da osteoporose, são identificadas anualmente. Um levantamento da OMS aponta que a osteoporose é a segunda doença que mais causa transtornos à população, sendo superada apenas pelas doenças cardiovasculares. Estima-se que em 2050 o número de fraturas oriundas da doença cheguem a 6 milhões anuais. Essa mudança de cenário está diretamente ligada ao crescimento da expectativa de vida da população, já que a doença é caracterizada pela diminuição da massa óssea, que acontece durante o processo de envelhecimento.
A doença
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea e que compromete a densidade e a qualidade dos ossos. Com essa redução, o osso perde a sua espessura, tornando-se poroso e frágil, contribuindo para o aumento do risco de fraturas. A doença geralmente não apresenta sinais ou sintomas até que ocorra uma fratura. Por isso, é frequentemente chamada de “doença silenciosa”.
Para o médico Sérgio Nogueira Drumond Júnior, integrante da Clínica de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Belo Horizonte, é preciso conscientizar a população sobre a importância da prevenção da osteoporose. “A orientação é evitar a doença com hábitos de vida saudáveis, mas, depois de instalada é necessário procurar um médico que atue na área, além de evitar riscos de queda que causam as fraturas em ossos já fragilizados. Pacientes com histórico familiar de fraturas por traumas leves de fêmur, punho, ombro ou coluna deve ter acompanhamento médico mais precoce”, comentou.
A prevenção da doença está vinculada a hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada, rica em cálcio, como leite e produtos lácteos, e vitamina D. Sérgio Júnior dá a receita para manter a saúde dos ossos: “É preciso que a população coloque em prática três medidas básicas: ingerir cálcio, tomar sol, pois os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D pelo organismo, e fazer exercícios físicos. E evitar cigarro e álcool”, disse.
Serviço
· Almoço em celebração ao Dia Mundial de Combate à Osteoporose
Sexta-feira, dia 18, de 10h30 às 14h, no Restaurante Popular Herbert de Souza (Unidade I: Rodoviária), na avenida do Contorno, 11.484, Centro
· Preço da refeição: R$ 2,00
· Cardápio
Arroz simples
Feijão simples
Frango assado ao molho de creme de leite
Legumes sautê na manteiga de limão, com castanha e queijo
Almeirão com ervas frescas ( manjericão, salsa, hortelã e dill)
Sobremesa: Arroz doce com doce de leite.

Nenhum comentário: