sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PAIR-BH LANÇA CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL EM CITY TOUR NA PAMPULHA

PAIR-BH LANÇA CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL EM CITY TOUR NA PAMPULHA

Em parceria com o curso de Turismo da PUC Minas, o Programa de Ações Integradas e Referenciais contra a Exploração Sexual Infantojuvenil em Belo Horizonte (Pair-BH), coordenado pela Prefeitura por meio da Associação Municipal de Assistência Social (Amas), apresentou, no sábado, dia 5, em uma simulação de City Tour pela região da Pampulha, a campanha “BH Turismo: Infância Protegida”, que engloba todos o Trade Turismo da capital mineira em uma grande rede de proteção às crianças e aos adolescentes durante a Copa do Mundo FIFA de Futebol, da qual a cidade será uma das sedes em 2014.
Alguns estudantes de Turismo e professores da PUC representaram turistas que vieram a Belo Horizonte a passeio. Outros simularam a criação de uma agência de viagens, a Uai Tur, que recebeu os turistas e encenou a visita ao complexo arquitetônico da Pampulha. Visitaram o Mineirão, o Museu do Futebol, a Igrejinha da Pampulha, O Zoológico e o Aquário, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha.
No final do passeio, a técnica do Pair-BH, Adriana Alberto, coordenou uma dinâmica, em que os turistas receberam um papel em branco e desenharam ali a imagem de uma criança ou adolescente da convivência deles. Então, Adriana pediu que todos amassassem o papel com a ilustração. Depois, as pessoas deveriam tentar reconstituir o papel em sua forma inicial, lisa. “É impossível voltar à forma inicial desse papel, não é? Assim como é praticamente impossível recuperar psicologicamente uma criança ou adolescente que sofre abuso sexual”, explicou a técnica. Além de participar da dinâmica, o grupo recebeu alguns exemplares do “Manual de Boas Práticas” criado pelo Pair em parceria com a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de BH, formada por entidades de classe e do setor do turismo.
Essa parceria busca integrar as políticas sociais básicas, consolidando redes de atenção às crianças, adolescentes e famílias violadas sexualmente, além de fortalecer os canais de denúncia para qualquer tipo de violação dos direitos dessas pessoas.

Nenhum comentário: