quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Serra da Moeda entra na lista mundial de conjuntos em riscoNo relatório World Monuments Watch 2014, que apresenta um conjunto diversificado de sítios em risco devido a ameaças naturais e ao impacto das ações humanas

Serra da Moeda entra na lista mundial de conjuntos em riscoNo relatório World Monuments Watch 2014, que apresenta um conjunto diversificado de sítios em risco devido a ameaças naturais e ao impacto das ações humanas

Gustavo Werneck
Publicação: 10/10/2013 06:00Atualização: 10/10/2013 07:47
Entre os fatores que contribuíram para a inclusão estão a extração de minério, o crescimento imobiliário e a vulnerabilidade do meio ambiente, especialmente quanto a incêndios.  (World Monuments Watch 2014/Divulgação)
Entre os fatores que contribuíram para a inclusão estão a extração de minério, o crescimento imobiliário e a vulnerabilidade do meio ambiente, especialmente quanto a incêndios.

Sinal de alerta aceso na Serra da Moeda, que vai de Belo Horizonte a Jeceaba, a 124 quilômetros de Belo Horizonte. O maciço entrou para a lista de 67 bens ameaçados no planeta, conforme o Fundo Mundial dos Monumentos (World Monuments Fund – WMF, na sigla em inglês). No relatório World Monuments Watch 2014, que apresenta um conjunto diversificado de sítios em risco devido a ameaças naturais e ao impacto das ações humanas, a Moeda é o único bem ambiental do Brasil. O anúncio foi feito pela presidente da instituição, Bonnie Burnham. A proposta de inclusão na lista foi da organização mineira Arca Ama Serra.

Entre os fatores que contribuíram para a inclusão estão a extração de minério, o crescimento imobiliário e a vulnerabilidade do meio ambiente, especialmente quanto a incêndios. “É uma situação triste, mas, ao mesmo tempo, sinaliza para todo o mundo a situação da Serra da Moeda”, disse, ontem, o coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC), Marcos Paulo de Souza Miranda.

O representante do MP e integrantes da Arca Ama Serra acompanharam visita da diretora de programas da WMF para América Latina, Espanha e Portugal, a arquiteta Norma Barbacci, à serra. Na época, ela se mostrou preocupada com a preservação do maciço. “A situação é muito difícil. Esta semana tivemos que ajuizar ações para fechamento de dois areais na região. Além disso, os caminhões estão estragando o calçamento da cidade de Moeda”, disse o promotor de Justiça.

O Fundo Mundial dos Monumentos é uma organização privada sem fins lucrativos, dedicada à preservação da arquitetura histórica e sítios de interesse histórico. Além da sede em Nova York, a entidade conta com escritórios afiliados em todo o mundo. Cada um identifica, desenvolve e gerencia projetos e parcerias locais e capta recursos para complementar os fundos provenientes dos doadores. No ano que vem, 41 países serão contemplados com recursos obtidos pela WMF, entre eles Argentina, Japão, Holanda, Turquia, República Dominicana e Grécia.

Nenhum comentário: