quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Circuito de Praças: Moradores tomam conta das ruas da região Leste

Circuito de Praças: Moradores tomam conta das ruas da região Leste
Publicado em 22/10/2013 19:07:26



Que tal sair de casa no sábado pela manhã e se deparar com diversas atrações perto de sua casa, como música de qualidade, artesanato e atividades físicas orientadas, além de muitas opções de diversão para as crianças? Foi desta forma que os moradores do bairro Esplanada vivenciaram o primeiro sábado deste mês. No próximo final de semana será a vez de a comunidade do bairro São Geraldo desfrutar das diversas ações inseridas no projeto Circuito de Praças, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Regional Leste e da Fundação Municipal de Cultura.
O projeto tem como objetivo promover e fomentar a ocupação e o cuidado das praças, oferecendo à população o diálogo permanente com cultura, arte, educação, esporte, lazer e cidadania. O objetivo é integrar o poder público e a comunidade na execução de um processo permanente de entretenimento, cultura, lazer, conhecimento e cidadania, fazendo desses locais espaços de encontro, socialização e diversão.
De acordo com a gerente regional de Políticas Sociais, Fátima Félix de Oliveira, a escolha dos locais onde serão realizadas as atividades atende uma demanda das associações de bairro. “Percebemos que a população estava perdendo a vontade de ir às ruas e às praças, conversar e conhecer pessoas. O projeto tenta retomar essa característica”, disse. O primeiro evento foi realizado na Praça da Abadia (rua Tulipa com rua Mariano de Abreu) no bairro Esplanada e no próximo sábado, dia 26, será na Praça Santuário São Geraldo (avenida Silva Alvarenga com avenida Itaité).
A expectativa é que o projeto se estenda para outras regiões da cidade. “A ideia é que a comunidade se aproprie do espaço e viva situações diferentes do dia a dia. A partir do ano que vem mais áreas serão contempladas”, projeta o secretário regional Leste, Elson Matos da Costa. Já estão previstas ações nos bairros Sagrada Família, Boa Vista e Taquaril.
Programação
Grande parte das ações programadas para o sábado, das 9h às 13h, foi solicitada pelos moradores do bairro São Geraldo, que estão animados com a atividade. Entre as atrações musicais, estão a banda de MPB Kuialtaras e a Capim Seco, que possui forte influência afro-brasileira, além da tradicional Quadrilha São Gererê, tricampeã do Arraial de Belô.
Membros da Academia da Cidade ministrarão uma aula dinâmica, enquanto a equipe de Mobilização Social explicará detalhes das campanhas de Exploração do Trabalho Infantil, de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, de Proteção Social de Pessoas com Deficiência, além do Serviço de Proteção Básica. O projeto Arte da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, mostrará seu trabalho por meio do Ateliê da Cidadania. O artesanato estará representado através de profissionais indicados pelo Centro Municipal de Referência do Artesanato.
Expectativa
Darcy Luz Melo, artesã, moradora do bairro São Geraldo, está otimista com o evento. “A praça ficou fechada muito tempo para reforma. Agora, nada melhor que uma atividade como essa, que mobiliza todos os moradores. Será um sucesso”, afirma. A reforma da Praça Santuário São Geraldo foi conquistada pela comunidade através do Orçamento Participativo e foi liberada para utilização da comunidade em junho deste ano. A praça está a menos de 200m da Academia da Cidade do bairro e também do Centro Cultural São Geraldo.
Os interessados em levar as atividades que pretendem estimular a população local a ocupar as ruas deverão comunicar as associações comunitárias para que entrem em contato com a Regional Leste através da Gerência de Promoção de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras. Devido ao período chuvoso, as atividades serão encerradas esse ano e retomadas em abril de 2014.

Nenhum comentário: