terça-feira, 8 de outubro de 2013

Curta-metragem premiado é exibido na Pampulha

Curta-metragem premiado é exibido na Pampulha
Publicado em 24/09/2013 10:02:09


Na tarde do dia 28 de agosto, aproximadamente 50 pessoas, entre servidores da Secretaria Regional Pampulha e comunidade, assistiram a exibição do premiado curta “A noite dos palhaços mudos”, obra do cartunista Laerte adaptada para o cinema pelo cineasta Juliano Luccas, uma fábula contemporânea recheada de humor que trata da questão da intolerância.

A sessão cinematográfica constitui uma das ações do projeto “Cultura, vem me ver”, iniciativa do Centro Cultural Pampulha, que tem o objetivo de realizar a ocupação cultural de espaços públicos, como praças, creches, escolas e ruas da região da Pampulha, com intervenções culturais “relâmpago”, quase sempre sem aviso prévio, propiciando o despertar do interesse da comunidade em apreciar e interagir com as diversas linguagens e manifestações artísticas e culturais existentes.

Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi explicou que a proposta deste tipo de intervenção cultural é surpreender as pessoas com um acervo cultural de qualidade, garantindo o acesso às políticas culturais ofertadas gratuitamente pelo município: “Utilizamos o elemento surpresa para atrair a atenção das pessoas. Nossa ideia é contar com o apoio das entidades e serviços locais para a promoção destas intervenções como aconteceu aqui, quando contamos com a colaboração da Gerência de Promoção de Eventos Esportivos.”

Trabalhando há 26 anos na Prefeitura de Belo Horizonte, o ajudante de serviço público, Tarson de Almeida Cardoso achou muito importante a iniciativa: “Foi uma forma de promover cultura”, disse.

O Centro Cultural Pampulha está localizado na Rua Expedicionário Paulo de Souza, nº 185, bairro Urca. Mais informações pelos telefones 3277-9292 ou 9293.

Promoção da cultura no município

Belo Horizonte conta com 16 centros culturais espalhados pela cidade, criados com a finalidade de implementar as diretrizes políticas da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e consolidar a política cultural da cidade.

Com o objetivo de reservar espaços de fruição, circulação e criação de bens culturais que contribuam para a formação de identidades locais, os centros culturais realizam oficinas de diversos segmentos, apresentações artísticas variadas, sessões cinematográficas, entre outros, sendo todas essas atividades gratuitas, o que incentiva e possibilita uma maior troca de experiências entre as comunidades.

Nenhum comentário: