terça-feira, 8 de outubro de 2013

Parque das Mangabeiras, patrimônio natural de Belo Horizonte

Parque das Mangabeiras, patrimônio natural de Belo Horizonte
Publicado em 25/06/2013 17:47:51



Maior área verde de Belo Horizonte, com 2,4 milhões de metros quadrados, o Parque das Mangabeiras é um convite para a diversão, com a prática de diversas atividades, e também um local de contemplação da natureza. O parque, refúgio de um grande número de belo-horizontinos que buscam o descanso, a tranquilidade e a recreação, também é palco de diversas programações culturais durante o ano todo. Localizado ao pé da Serra do Curral e patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras conserva em sua área recantos naturais como nascentes e uma mata nativa, rica em espécies da fauna e da flora do país.
O projeto paisagístico do parque enfatiza, além de toda sua variedade natural, quadras de peteca, de tênis e as poliesportivas, além da pista de skate do tipo half-pipe, em forma de “U”, uma ciranda de brinquedo para as crianças e áreas para caminhadas. Futuramente, novos equipamentos do programa Academia da Cidade serão instalados no local. “O maior atrativo, claro, é o belo espaço verde, um clima agradabilíssimo que não é encontrado da mesma forma em nenhum outro ponto da cidade, um ambiente coberto por montanhas e uma representação bastante grande da fauna e da flora”, disse o chefe do Departamento de Parques Sudeste da Fundação de Parques Municipais, André Funghi.
Os ventos fortes, o céu azul e a bela paisagem proporcionam às crianças momentos de diversão. Foi justamente com esse objetivo que o estudante Davi Cardoso Pimenta, de 10 anos, se deslocou até o parque, local escolhido para empinar pipa. “Longe das redes elétricas, aqui é o espaço ideal para soltar papagaio”, disse. Visitando o parque pela quarta vez, a estudante Yasmin Rith conta que, ao chegar, a primeira atividade é alimentar e apreciar os peixes que habitam a Praça das Águas. “Sempre que venho, aproveito para admirar os belíssimos peixes e para fazer muitas fotos do espaço, para que eu possa guardar de lembrança”, afirma.
As carpas coloridas que aparecem com destaque nas lagoas são tratadas carinhosamente por um dos funcionários mais antigos do parque. Encarregado de manutenção em geral, Marco Antônio Alves, que trabalha há 27 anos no parque, também orienta os visitantes para cuidar do patrimônio natural. “É muito gratificante trabalhar em um lugar de paz, com belas paisagens e o melhor, com um ar extremamente puro. É importante zelar pela limpeza e pela conservação desse belo ambiente”, comentou. Marco Antônio conta em detalhes um dos projetos do parque, o Carpas Coloridas. “Durante uma vez ao ano é feita a limpeza dos lagos para não perder a desova dos peixes. Atualmente, temos quase três mil carpas”, disse.
Projeto de Burle Marx
Inaugurado em 13 de maio de 1982, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área 25 nascentes, que formam o Córrego da Serra, parte da Bacia do rio São Francisco. Com uma altitude que varia entre 1.000 e 1.300 metros, o parque possui uma vegetação nativa composta por exemplares típicos de campo, como bromélias, orquídeas e canelas de ema. O Cerrado é a formação vegetal que ocupa a maior parte da área do parque e onde são encontradas espécies como pau-santo, barbatimão, candeia, pequi, caviúna e mangaba. Jequitibá, quaresmeira, vinhático, jacarandá, sucupira do cerrado, pau de tucano, aroeira, corticeira, pau-ferro, candeia, caviúna, pau-santo e gabiroba também são algumas das várias espécies do parque.
Abrigo de um grande número de espécies animais, o parque concentra em seu espaço 28 espécies de mamíferos, como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis, mico estrela (Callithrix penicillata) e o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), espécie ameaçada de extinção. A fauna do parque também conta com andorinhas, bico de veludo, cambacicas, marias-pretas, sanhaços, caras sujas, azulões, pica-paus, 20 espécies de répteis e 19 de anfíbios.
Para preservar o Parque das Mangabeiras, a administração local desenvolve oficinas e atividades voltadas para educação ambiental, visitas monitoradas e programas educativos com as escolas. O espaço conta também com equipamentos de segurança para monitorar possíveis incêndios. “Temos um sistema de monitoramento formado por três câmeras, que conseguem abranger toda área”, explica André Funghi.
Eventos permanentes
Dia da água - Em comemoração ao dia deste precioso elemento da natureza, comemorado em 22 de março, o parque também promove oficinas socioambientais, jogos pedagógicos, exposições, narração de histórias, brincadeiras, espetáculos teatrais e musicais.
Semana do Meio Ambiente - Durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada em junho, o parque também promove atividades voltadas à ampliação do conhecimento e conscientização sobre o tema, como no dia da água.
Fantástico Mundo da Criança - Presente no calendário da cidade há 25 anos, o Fantástico Mundo da Criança é um evento comemorativo realizado durante a Semana da Criança, em outubro. A programação inclui espetáculos circenses, teatrais, musicais, oficinas de dança e de educação ambiental, rua de lazer e narração de histórias.
Férias no Parque - Muita diversão, música e atividades culturais e ambientais marcam as programações especiais de férias. O evento é realizado nas segundas quinzenas de janeiro e de julho. A atividade é promovida em parceria com as secretarias municipais de Educação, Esporte, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Social, com o Sesc-MG e com o Projeto Manuelzão.
Serviço
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h
Entradas: Portaria Sul (Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras), Portaria Norte (Praça Cidade do Porto, 100, Serra) e Portaria Caraça (Rua Caraça, 900, Serra)
Informações: telefones 3277-8277 e 3277-9697 e site www.pbh.gov.br/parques
A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: