quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mapa da votação mostra onde partidos elegeram mais candidatos em Minas Gerais Os donos do voto nas muitas Minas

Mapa da votação mostra onde partidos elegeram mais candidatos em Minas Gerais Os donos do voto nas muitas Minas

Felipe Canêdo
Publicação: 16/10/2012 06:00 Atualização: 16/10/2012 08:10

Resultados das eleições nas diferentes regiões de Minas Gerais apontam um quadro fragmentado de vitórias e derrotas entre os partidos que polarizaram a maioria das eleições no país nos últimos 18 anos, o PSDB e o PT. Os tucanos elegeram mais prefeitos na região Central (19), nos vales do Jequitinhonha e Mucuri (12), na Zona da Mata (27), no Vale do Rio Doce (17) e no Triângulo Mineiro (oito). Na Região Metropolitana de Belo Horizonte eles empataram com os peemedebistas: as duas legendas vão dirigir 17 municípios cada. O PT comandará mais cidades no Vale do Aço (cinco), no Sul de Minas (33), e no Norte do estado (12). O PSDB comemora o crescimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte e o PT alardeia sua expansão no interior.

Levantamento divulgado nessa segunda-feira pelo Estado de Minas mostrou que os tucanos terão o maior número de chefes de Executivo Municipal na próxima legislatura, 142. Contudo, levando-se em conta apenas as 50 maiores cidades do estado, o PT irá dirigir 10, uma a mais do que o PSDB, que chefiará nove. Correligionários do partido da presidente Dilma Rousseff vão governar municípios que somam 1,4 milhão de eleitores, enquanto os da legenda do governador Antonio Anastasia serão responsáveis por grandes cidades que somam 899 mil votantes. O PT disputa o segundo turno em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata.Levando-se em conta o universo dos 853 municípios mineiros, o segundo partido que mais vai comandar prefeituras é o PMDB, com 117 cidades, quatro a mais que o PT. A legenda disputa com os petistas o segundo turno em Juiz de Fora. Na próxima legislatura, peemedebistas terão o maior número de prefeituras nas regiões do Alto Paranaíba (cinco), Centro-Oeste (oito) e Noroeste (cinco).

Em comparação com a eleição de 2008, o partido que mais cresceu no estado foi o PSB, que vai dirigir 31 prefeituras, 19 a mais do que hoje. A legenda ainda reelegeu o prefeito do maior colégio eleitoral, Belo Horizonte, Marcio Lacerda e comandará sete cidades no Norte de Minas. O PP também aumentou o número de prefeituras no estado, passando de 55 para 69. Pepistas serão a segunda maior força no Triângulo Mineiro, com duas prefeituras a menos do que os tucanos – que sozinhos, somam oito na região.

Porteira aberta
Presidente estadual do PSDB, o deputado federal Marcus Pestana comemora a vitória de candidatos a prefeito tucanos e ressalta que os partidos da base aliada do governo do estado ganharam “80% das prefeituras de Minas Gerais”. Pestana pontua vitórias que considera importantes como em Diamantina e Almenara, no Vale do Jequitinhonha, onde o partido elegeu 12 prefeitos; em Muriaé, na Zona da Mata, onde o PSDB venceu em 27 cidades, e em Campo Belo, no Sul de Minas, onde haverá 28 tucanos comandando prefeituras.
O presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, destaca o crescimento da legenda no interior. “No total, tivemos 700 mil votos a mais do que o PSDB”, calcula. Ele classifica o desempenho dos petistas como muito bom no Norte de Minas, onde governarão 12 prefeituras e na Zona da Mata, onde o partido vai comandar 15 cidades. Reginaldo comemora o fato de o PT ter se mantido à frente no Sul do estado, vencendo em 33 municípios da região. Ele acredita as vitórias em Minas “abriram a porteira para 2014”, ano de eleição presidencial e para o governo do estado.

Nenhum comentário: