quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eleitor diz não à reeleição de vereadores em todo o país O índice de renovação nas câmaras municipais em todo o país é o maior da história, ultrapassando os 70%. Entre as capitais, Boa Vista foi a campeã

Eleitor diz não à reeleição de vereadores em todo o país O índice de renovação nas câmaras municipais em todo o país é o maior da história, ultrapassando os 70%. Entre as capitais, Boa Vista foi a campeã

Alice Maciel
Publicação: 18/10/2012 06:00 Atualização: 18/10/2012 07:21

Na Câmara de Belo Horizonte, 22 dos 41 vereadores não retornarão em janeiro
 (Leandro Couri/EM/D.A Press %u2013 8/10/12)
Na Câmara de Belo Horizonte, 22 dos 41 vereadores não retornarão em janeiro


Eleitores de todo o país demonstraram nas urnas, no dia 7, que estão insatisfeitos com o desempenho dos vereadores. O índice de renovação nas câmaras municipais é o maior já registrado, superando os 70%, segundo aponta o presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues. Entre as capitais, Boa Vista foi onde houve a maior mudança (85,8%): apenas três dos 21 vereadores vão retornar à Casa na próxima legislatura. Em outras três, o índice ultrapassou 75%: Teresina (79,4%), Palmas (78,9%) e Florianópolis (79,3%). Em Cuiabá, chegou a 72%, em Porto Velho a 71,5%.

Em Belo Horizonte, a renovação também foi grande, a maior de toda a história. Alguns vereadores chegaram a reclamar em discurso no plenário, colocando a culpa da não reeleição de vários colegas na gestão do presidente da Casa, vereador Léo Burguês (PSDB), e nos escândalos envolvendo a câmara. Dos 41 vereadores, 22 não voltarão ao cargo em janeiro, o que representa 54%.

Também em Minas a renovação nos legislativos municipais foi grande. Em Caratinga, no Vale do Rio Doce; em Abaeté, na Região Central e em Coromandel, no Alto Paranaíba, apenas dois vereadores conseguiram votos suficientes para retornar à câmara. Em Pirapora, no Norte de Minas e em Carlos Chagas, no Vale do Jequitinhonha, apenas três se reelegeram.

Eleitor exigente

Houve cidade em que a mudança foi total, como em Astorga, no Norte do Paraná, conhecida por ser a terra de Chitãozinho e Xororó. “O eleitor tem uma expectativa de que o vereador pode tudo, resolver várias situações. No entanto, tem amarras que o impedem. Essa dificuldade, às vezes, frusta a população”, avaliou Rogério Rodrigues. Ele ressaltou que o brasileiro está evoluindo e adquirindo cultura política. “O eleitor passa a ser mais exigente exercendo mais o seu poder de cidadania”, pontuou.

A capital com maior percentual de vereadores reeleitos é Goiânia, com 72% do total: 18 das 25 cadeiras da câmara. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 60,7% de parlamentares que exercerão novo mandato, seguido de São Paulo (60%), Recife (58,9%) e Porto Alegre (58,3%).

Parentes no lugar dos cassados

Impedidos de disputar novo mandato, quatro dos nove vereadores de Fronteira, no Triângulo, que foram presos e cassados por desvio de dinheiro público em 2011, conseguiram eleger parentes. Na vaga da ex-presidente da Câmara Sileide Faitarone (PP), entra seu irmão, Sérgio Luiz do Nascimento (PSDC). O ex-vereador João Veraldi Júnior (PDT) elegeu a irmã, Cristiane Veraldi (PDT). O filho de Raidar Ramed (PSDC), Carlos Mamed (PSDC) vai substituí-lo. No lugar de Eduardo Florêncio (PMDB) entra a madrasta dele, Marli Passuelo (PMDB).

Nenhum comentário: