quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CineBH celebra os dez anos da Teia, produtora mineira

CineBH celebra os dez anos da Teia, produtora mineira
Marcelo Miranda
No começo da década de 2000, Pablo Lobato e Helvécio Marins dividiam uma ilha de edição. Um amigo de Pablo, Sérgio Borges, passou a também usar o equipamento. Pablo tinha estudado na PUC com Marília Rocha, que tinha conhecido Clarissa Campolina num festival de inverno mineiro, e Clarissa era amiga de Leonardo Barcellos da época de faculdade. Em comum, todas essas seis pessoas tinham como característica um certo isolamento em relação a colegas e às áreas de ofício para as quais formaram. Unirem-se em torno desse isolamento acabou sendo natural. Em 2002, numa casa no bairro Barroca, nascia a produtora Teia.

Dez anos depois, o grupo - que rechaça a pecha de "coletivo" e prefere se autodenominar um centro de pesquisa e criação - vai ser homenageado pela CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte. A celebração se dará amanhã, com um cine-concerto do duo O Grivo (parceiro constante em filmes da Teia) e se estenderá por todo o festival, num retrospecto de alguns dos trabalhos mais importantes realizados pela turma de amigos.

"Talvez nossa maior riqueza seja a relação que construímos entre as pessoas aqui dentro, aprendendo a respeitar a individualidade de cada um", aponta Pablo Lobato. "Muita gente acha que sentamos numa mesa e decidimos o que fazer juntos, mas isso nunca aconteceu. Cada membro preza sua autonomia e tem seu próprio caminho, vez ou outra colaborando nas ideias dos outros", conta Lobato, frisando o quanto a Teia se configura muito mais na união de afinidades do que em projetos em comum.

Há um ano, a Teia sofreu a perda de Helvécio Marins, que se desvinculou do grupo. Por outro lado, foi incorporada Luana Melgaço, produtora que já vinha atuando em diversos projetos dos membros originais. "Nunca pensamos a Teia como uma iniciativa definitiva. Vamos sempre tentando responder às mudanças".

Ensaios. Com saldo de 37 filmes realizados (entre curtas e longas) e mais de 50 prêmios em todo o mundo, a Teia vai reforçar a festa dos dez anos com um livro de ensaios inéditos, a ser lançado também na CineBH e financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Reunindo reflexões sobre os filmes elaborados de cada membros e visões sobre o cinema em geral, a publicação, em edição bilíngue, organização do pesquisador André Brasil e com mais de 400 páginas, tem nomes como Cezar Migliorin, Carla Maia, João Dumans e José Carlos Avellar entre os autores.

Nenhum comentário: